domingo, 27 de setembro de 2009

Eleitorais

Era um tema difícil de evitar, pois tenho ficado mais interessado em política desde que atingi a idade de poder "intervir" nela e hoje é um dia relativamente importante.

Depois de umas horas passadas no ginásio fui com um grande amigo meu mais a familia dele votar, e acabámos por ter que votar todos em sítios diferentes. Deve ser para evitar filas. Foi o meu primeiro voto e não sabia o procedimento então depois de me darem a folha ia pegar no B.I para me deslocar à mesa do voto e o homem "Eh jovem qu´isto fic´aqui!". Lá deixei o documento de identificação em cima da caixa e fui votar. Era uma folha A4 com cerca de 15 partidos, inclusivé olhei para o verso da folha não fosse ela ter mais uns 3 ou 4 na parte de trás. Ou o número de assinaturas para criar um partido diminuíu recentemente ou houve aí um festival de "assina o papel" e ninguém me informou! E eu gosto de praticar a minha assinatura. Voltando ao assunto, lá cruzei no quadrado de interesse, dobrei "em quatro segmentos" como lá me disseram, coloquei na caixa, recebi de volta o B.I e fui almoçar.

Não é preciso ser adivinho para perceber que, pelo menos desta vez, ou irá ganhar PS ou PSD, apontando para uma vitória do PS pois entre o Socas e a "outra senhora", e apesar do venha o diabo e escolha, lá se acaba por preferir o bandido com licenciatura aldrabada.

Mas creio que é muito importante para quem vota realmente saber o que é que cada partido representa ou quer fazer. Existe demasiado voto por tradição, e infelizmente a tradição recai apenas sobre dois partidos. É como as pessoas que votam sempre x independentemente de quem o representa, ou das mudanças que houve no partido, acaba por ser um voto por comodidade, queixando-se depois que isto está tudo mal e o governo actual não presta. Claro, se andam à anos a votar apenas em 2 partidos dificilmente mudará significativamente! Ninguém se dá ao trabalho de realmente lêr os estatutos, ou mudanças que os partidos pretendem, ao lerem a informação facilmente acessível pela internet ou na sede do partido mais próxima de vocês.
Não sei se sabem mas apesar de os partidos que não o PS e PSD não ganharem, quantos mais votos tiverem maior número de deputados conseguem colocar na assembleia, sendo que quando houverem votações na assembleia os seus votos podem ser decisivos na aprovação (ou não) de certas leis ou medidas. Caso curioso, a avaliação dos professores só não foi abolida por 1 voto havendo se não me engano 114 a favor e 115 contra, com um voto de abstenção. Todos os votos contam caros leitores.

Pronto, desta vez são 15 partidos, ler tanto é chato mas existem pequenas nuances entre eles que os diferem. Leiam nem que seja apenas os pontos gerais, e escolham o partido que a vocês convenha mais, e não recaiam na tradição, isso não é ter um papel activo na escolha dos "dirigentes" do país.

Acredito que as pessoas não devem ser "de um partido" e sim serem livres, pois dúvido que um partido recaia 100% nos ideais de alguém, mas para quem quer mudar alguma coisa têm que começar localmente. Juntem-se à juventude do vosso partido de eleição, muitos politicos hoje começaram apenas como militantes que iam assistir a comícios e lentamente foram subindo na "carreira", tendo hoje decisões que afectam a nossa vida. Se tiverem boas ideias ou medidas apresentem-nas a quem querem que as represente. Se forem realmente boas eles ouvem.

Não se esqueçam de votar! Eu já fui :)

Sem comentários:

Enviar um comentário